Para realizar o sonho de jogar pelas categorias de base PSTC, existem dois caminhos: ser descoberto por um avaliador do clube ou ser encaminhado por uma escolinha oficial. Para esta segunda opção, é positiva a avaliação do intercâmbio entre o PSTC e as escolinhas espalhadas pelo Brasil. Na atual temporada, 30 jogadores de escolinhas passaram por períodos de avaliações no centro de treinamentos, em Londrina (PR).
É importante destacar que esse intercâmbio teve início somente no final do primeiro semestre de 2021, após as autoridades sanitárias flexibilizarem as medidas restritivas e autorizarem a retomada dos treinamentos.
Na segunda quinzena de novembro, o lateral Alberto, de 16 anos, o meia Kennedy, de 16 anos, e o também meia Cauã, de 14 anos, foram encaminhados pelo professor Maicon, responsável pelo Esporte Clube Santa Helena, a escolinha oficial do PSTC em Contagem (MG).
– Essa oportunidade surgiu com o professor Maicon. Ele pediu para que a gente se preparasse bem, já que no final do ano teria a oportunidade de passar por um período de testes aqui no PSTC. Fizemos muitos amistosos e disputamos alguns campeonatos importantes por lá antes dessa avaliação – diz o jogador Kennedy.
Mais novo jogador entre os encaminhados pela escolinha mineira, o meia Cauã se surpreendeu positivamente com as metodologias de treinamentos utilizados pela comissão técnica das categorias de base do PSTC.
– É bem diferente. Aqui é muito pegado, é outro nível. Os professores exigem bastante, tem mais tempo de treinamento, treinamos todos os dias. Os colegas de time são mais fortes também – diz Cauã.
Para o lateral Alberto, esse período de avaliações no PSTC, que segue até o final de novembro, é uma oportunidade única e especial.
– Aqui tem uma estrutura muito boa. Alojaram a gente muito bem, os dormitórios são maravilhosos. O refeitório é muito bacana. Temos café da manhã, almoço e janta todos os dias, tudo certinho. Estão cuidando muito bem – elogia Alberto.
Focado em formação de atletas, o PSTC é um dos poucos 37 clubes do Brasil com o Certificado de Clube Formador (CCF) emitido pela Confederação Brasileira de Futebol. De acordo com documento atualizado em novembro de 2021 pela entidade máxima do futebol brasileiro, apenas PSTC e Athletico Paranaense possuem CCF no Paraná. Tamanha seriedade levou o PSTC a firmar parceria com mais de 20 escolinhas oficiais pelo país.
– Trouxemos um número bom de jogadores de escolinhas em 2021, mas a meta é ampliar. Para a próxima temporada, pretendemos oportunizar a avaliação de, aproximadamente, 60 atletas vinculados a escolinhas oficiais do PSTC em todo o Brasil – explica o Supervisor de Escolinhas do PSTC, Caio Oliveira.