Neste domingo (2), o departamento de futebol profissional do PSTC iniciou oficialmente a pré-temporada 2023. O pontapé inicial no projeto deste ano foi realizado em Alvorada do Sul, a nova casa do PSTC, em um amistoso contra um selecionado da cidade. O PSTC venceu o desafio por 5 a 1. O volante Wallace marcou duas vezes. O atacante Welbber, o meia Ruan e o atacante Faísca completaram o placar. O atacante Lima descontou para o selecionado local.
O principal objetivo em 2023 é alcançar uma vaga na elite do futebol paranaense após as disputas do Campeonato Paranaense da 2ª Divisão. A competição tem início no dia 30 de abril. A rodada de estreia será em casa, diante do Apucarana.
A primeira grande novidade para a 2023 é a mudança do local onde a equipe vai mandar os jogos do campeonato. A partir da atual temporada, o Estádio Álvaro Alves, em Alvorada do Sul, será a nova casa do futebol profissional do clube. O Município de Alvorada do Sul fica a 70 quilômetros da sede do PSTC, em Londrina.
Outra novidade para este ano está no regulamento específico do Campeonato Paranaense da 2ª Divisão. Nesta edição, a cada partida, as equipes poderão relacionar até cinco atletas sem vínculo profissional. A mudança permite que os clubes oportunizem as primeiras experiências em competições profissionais para os atletas da categoria sub-17, sem a necessidade de um contrato de jogador profissional.
O que continua igual é o comando técnico do elenco. O treinador Reginaldo Vital é quem comanda a comissão técnica. Desde 2015 no cargo, ele soma 118 jogos pelo PSTC, com um currículo de 45 vitórias, 30 empates e 43 derrotas. Ao longo de oito temporadas, ele conquistou duas vezes o título do Campeonato Paranaense da 2ª Divisão, em 2015 e 2019.
Além de Reginaldo Vital, a comissão técnica tem o auxiliar técnico Lierte Pastre, o preparador físico Jota Fonesi, o preparador de goleiros Diego Generoso, o analista de desempenho Gabriel Melo, o fisioterapeuta Madjer Ballotari, a psicóloga Juliana Petrucci, o massagista Benê Silva e o roupeiro Claudio Gomes. Quem também está mantido é o gerente de futebol do PSTC, Caio Oliveira. Em 2023, o executivo participa da segunda temporada consecutiva à frente do clube.
O departamento médico tem como responsável o médico especialista em ortopedia e traumatologia, Dr. Maurício Kanashiro, e o enfermeiro Rafael Nunes.