Com quase 2000 torcedores presentes no Estádio Ubirajara Medeiros, o PSTC empatou por 3 a 3 com o União e foi campeão da Divisão de Acesso de 2019. De acordo com o regulamento do campeonato, o critério de desempate seria a campanha na segunda fase.
O jogo foi repleto de reviravoltas. Logo aos dois minutos da primeira etapa, o meia Patrick, que disputava a artilharia no campeonato, marcou o gol após uma jogada de escanteio. O PSTC passou a dominar o jogo até o fim da primeiro etapa, mas após a volta do intervalo o Leão do Norte voltou desatento e aos 15 minutos o adversário acabou conseguindo o empate numa jogada de bola parada e, a virada veio dez minutos depois. A felicidade do União durou somente dois minutos, porque aos 27 Gerônimo empatou e, aos 31 virou novamente para o Leão do Norte: 3 a 2. O grito da torcida de “é campeão” já ecoava, quando aos 43 minutos o time visitante empatou novamente. Dali em diante foram momentos de aflição, embora o empate ainda desse o título para o PSTC, o jogo estava emocionante e com possibilidade de mais um gol de ambas as equipes. Até que o juiz apitou o final do jogo e consagrou o time procopense como campeão da Segundona.
Comparativo de números
Embora o PSTC não tenha ganhado do União, o Leão do Norte fez uma campanha melhor ao longo de todo o campeonato e foi merecedor do acesso e do título. Em 19 jogos foram 12 vitórias, quatro empates e apenas três derrotas. Foram marcados 45 gols e 18 sofridos. Já o adversário ganhou nove jogos, empatou seis e perdeu quatro. Marcou 26 gols e sofreu 21. Além disso, o artilheiro do campeonato também foi do PSTC: Gerônimo, com 9 gols marcados.