Uma das maiores referências quando o assunto é revelação de jogadores de futebol para as principais equipes do Brasil e do mundo faz aniversário neste sábado. No dia 15 de agosto de 2020, o Paraná Soccer Technical Center, ou simplesmente PSTC, completa 26 anos de fundação.
Em meio às comemorações por mais um ano, o presidente do clube, Mario Iramina, faz questão de destacar o momento sensível que o mundo atravessa devido à pandemia causada pelo Covid-19, inclusive no cenário do futebol.
– A gente está passando por um momento de pandemia e não é possível ter organização para prever como nós vamos terminar o ano. Este é o único ponto negativo neste período. Já quando falamos do aniversário, podemos afirmar que foram 26 anos muito bem vividos. O PSTC se tornou referência mundial na revelação de atletas – analisa Iramina.
O presidente do PSTC também relembra os objetivos nos primeiros anos de atividade do clube e fala em sensação de missão cumprida, principalmente pela qualidade dos atletas revelados ao longo destes 26 anos.
– O nosso sonho inicial era simplesmente formar jogadores. A gente nunca imaginou no nível que poderia chegar. O grande sonho realizado foi com o Kleberson, que foi campeão da Copa do Mundo de 2002. De cinco Copas do Mundo, fomos representados em quatro por nossas revelações, duas com o Kleberson e duas com Fernandinho – relembra o presidente.
Ao longo de 26 anos, o PSTC já revelou mais de 200 jogadores de futebol para os principais clubes do Brasil e do mundo. Kleberson, que hoje atua como técnico das categorias de base do Philadelphia Union (EUA), fala com orgulho da passagem pelo time.
– Eu não posso falar da minha carreira começando pelos títulos no Athletico Paranaense e do pentacampeonato com a Seleção Brasileira. Eu preciso começar por onde eu tenho as raízes. Quando estive no Manchester United (ING) e no Besiktas (TUR) sempre afirmei que comecei a carreira no PSTC. Quando pesquisam por mim, a ligação entre meu nome e o PSTC é muito intensa – diz Kleberson.
Também revelado pelo PSTC e ainda em atividade, o volante do Manchester City (ING), Fernandinho, relembra com emoção o período em que atuou nas categorias de base do clube.
– Se não fosse o PSTC, eu não acredito que conquistaria tantas coisas na minha carreira, seja pela questão de títulos e até pelo carinho de funcionários e torcedores por onde passei. Eu sempre respeitei muito todos os lugares onde atuei. São valores que aprendi no PSTC, quando eu ainda era muito jovem, e carrego comigo até hoje – destaca Fernandinho.
Além de revelar jogadores, o clube também mostra talento na prospecção e formação de treinadores. Reginaldo Vital foi a primeira grande revelação do PSTC. Em 1999, ele foi negociado com o Gamba Osaka (JAP).
Anos depois, não por coincidência, ele começou a carreira de técnico profissional no PSTC, em 2015. Logo na primeira temporada, Vital foi campeão da segunda divisão do Campeonato Paranaense, conquista que se repetiu com ele no comando em 2019.
– Será que a água do PSTC é diferente? Essa é uma pergunta que fazemos entre os funcionários do clube, em tom de brincadeira, mas é fato que os projetos desenvolvidos pelo clube sempre são bem executados. Basta ver a quantidade de jogadores talentosos que foram formados aqui e hoje estão em grandes clubes do Brasil e da Europa. Acredito muito neste trabalho sério – afirma Vital, que já soma 99 jogos oficiais no comando técnico do PSTC.
O PSTC foi um dos primeiros clubes S/A do Brasil e se mantém neste formato administrativo até hoje. O corpo diretivo é formado por 14 sócios, além do presidente Mario Iramina, que faz uma previsão sobre o futuro da instituição nos próximos anos.
– Eu já estou com 67 anos e sou o mais novo entre meus sócios. É preciso planejar uma sequência para o projeto. Para o PSTC tornar-se ainda maior no cenário do futebol, é preciso chegar uma safra de profissionais mais novos, mas que tenham experiência e prestígio internacional. Se isso ocorrer, a festa dos 50 anos do clube vai ser ainda maior do que a gente espera – finaliza o presidente Mario Iramina.