Por mais uma temporada, o PSTC mantém o posicionamento entre os principais clubes formadores de atletas do país. Na semana passada, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) oficializou a renovação do Certificado de Clube Formador (CCF) para o clube. O documento permite que o PSTC faça parte deste seleto grupo de clubes nacionais até junho de 2022.
O Certificado de Clube formador é emitido pela CBF, com colaboração das federações estaduais, e tem validade de um ano. O objeto do CCF é atestar que o clube cumpre com os requisitos legais para a devida formação técnica e social de atletas no Brasil. A certificação tem natureza desportiva e comprova que a entidade é beneficiária a pleitear indenização por formação estabelecida na legislação e normas nacionais.
A última lista de clubes formadores divulgada no site oficial da CBF foi atualizada em abril de 2021. Nela, apenas 33 clubes de todo o Brasil possuem o Certificado de Clube Formador. No futebol paranaense, apenas três clubes alcançaram a certificação. Além do PSTC, somente Athletico Paranaense e Coritiba estavam na lista. Em quase 27 anos de história, o PSTC já revelou mais de 250 jogadores para os principais clubes de futebol do Brasil e do mundo.
Dos atletas com passagens pelas categorias de base do PSTC, os destaques são Kleberson, campeão da Copa do Mundo de 2002 com a Seleção Brasileira, Fernandinho, que disputou duas Copa do Mundo pela Seleção Brasileira, Rafinha, Jadson, Dagoberto, Abner e Vitão, que somaram várias passagens pelas equipes de base e time principal da Seleção Brasileira, Guilherme Marinato, que tem dupla cidadania e somou convocações pela seleção da Rússia, além de Reginaldo Vital.
A seriedade e a qualidade no trabalho de base realizado pelos profissionais do PSTC também trazem reflexos nos cenários de competições. O clube é o atual campeão estadual da categoria sub-15. Além disso, o PSTC possui outra taça de campeão paranaense da mesma categoria e mais quatro títulos estaduais sub-17.