Atual gerente de futebol do PSTC, auxiliar técnico da equipe profissional e técnico do time sub-17, Lierte Pastre concluiu no último fim de semana o curso de treinadores da CBF Academy, realizado na cidade de São Paulo.
Ao concluir o cronograma, Lierte Pastre alcançou a Licença B do curso de treinadores, que habilita o profissional a ser técnico em competições nacionais até a categoria sub-23 e também ser auxiliar técnico em campeonatos brasileiros profissionais.
– Tivemos vários disciplinas na área do futebol. Tivemos professores que atuam em grandes clubes do Brasil. Saio desse curso com um pensamento muito diferente sobre futebol, sobre como passar um treino e como montar uma equipe – explica Lierte Pastre.
A Licença B é o segundo estágio na formação de técnicos da CBF Academy, voltada para trabalhos com categorias de base. Como o PSTC é um clube com vocação histórica para formação de jovens talentos e é um dos poucos clubes do país a renovar o Certificado de Clube Formador da CBF, o gerente de futebol já pretende colocar os ensinamentos em prática.
– Cada vez mais cedo, os atletas são cobrados sobre obediência tática. Aqui no PSTC, como o nosso trabalho é colocar os jogadores em clubes grandes, nós precisamos levar cada vez mais a sério essa metodologia, principalmente nas equipes sub-15, sub-16 e sub-17 – destaca Lierte Pastre.
Além da Licença B, a CBF Academy ainda conta com as Licenças C, A e PRO, que são especificamente voltadas para treinadores de futebol. Abaixo, veja a entrevista com Lierte Pastre sobre o curso realizado em São Paulo, na última semana de outubro.