A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), entidade máxima do futebol nacional, convidou a equipe sub-17 do PSTC para participar de dois jogos-treinos contra a Seleção Brasileira Sub-16. Os desafios estão marcados para os dias 13 e 15 de março, na Granja Comary, o tradicional centro de treinamentos da Seleção Brasileira, localizado em Teresópolis (RJ), na região serrana do Rio de Janeiro.
O convite veio após o presidente da Federação Paranaense de Futebol, Hélio Pereira Cury, apresentar o histórico do PSTC ao coordenador das seleções brasileiras de base, Branco, e mencionar a intenção do clube em participar desse período de jogos-treinos.
– É um convite que nos deixa felizes e ficamos imensamente agradecidos. Estamos muito motivados. Vamos trabalhar de olho nos dois jogos-treinos, mas não vamos em busca apenas de conquistar um bom resultado. O objetivo é apresentar nossos atletas à comissão técnica da Seleção Brasileira e deixá-los à disposição – destaca o gerente de futebol do PSTC, Caio Oliveira.
O trabalho do PSTC nas categorias de base é reconhecido de maneira formal pela CBF. Em todo o país, apenas 37 clubes possuem o Certificado de Clube Formador (CCF) emitido pela entidade máxima do futebol nacional. O PSTC é um deles. No Paraná, apenas quatro clubes possuem o CCF.
Desde a fundação do clube em 1994, 15 jogadores formados no PSTC foram convocados para as seleções de base e para o time principal da Seleção Brasileira, com destaque para Kleberson, campeão da Copa do Mundo em 2002, Fernandinho, campeão da Copa América, Jádson, campeão da Copa das Confederações, e Rafinha, medalhista olímpico. Das últimas cinco Copas do Mundo, o PSTC esteve representado na Seleção Brasileira em quatro delas, com duas convocações para Fernandinho e duas para Kleberson.
Com foco em formação de atletas desde o início das atividades, o PSTC já revelou mais de 250 jogadores para clubes do Brasil e do mundo. Além disso, o PSTC é o último campeão paranaense sub-15. O título foi conquistado na temporada 2019. Em virtude da pandemia causada pelo Covid-19, não houve disputa de campeonatos estaduais de base em 2020 e 2021. Ao longo da história, o PSTC foi campeão estadual sub-15 mais uma vez e campeão paranaense sub-17 em quatro oportunidades.