Formado em direito pela Universidade Estadual de Londrina e criado em uma família de fazendeiros, Mario Iramina deu continuidade aos negócios da família na década de 1980. Mesmo assim, a paixão pelo futebol sempre o acompanhou. Anos mais tarde, no início da década de 1990, os clubes brasileiros viviam um intenso intercâmbio futebolístico com atletas japoneses.
Neste momento, o então fazendeiro começou a transformar um sonho em realidade para entrar na história do futebol nacional. O objetivo era desenvolver uma “fábrica” de talentos para o futebol mundial. Outros empresários vinculados à colônia japonesa em Londrina se juntaram ao projeto. Em 15 de agosto de 1994, foi fundado no formato clube empresa o Paraná Soccer Technical Center, ou simplesmente PSTC.
Inicialmente, o clube criou um time sub-19 para disputa do Campeonato Paranaense. Os bons resultados deixaram a diretoria animada para o desenvolvimento de outras categorias, como sub-17 e sub-15. A primeira grande negociação internacional do PSTC foi em 1998. O meiocampista Reginaldo Vital foi vendido ao Gamba Osaka (JAP).
O processo de formação de jogadores para o futebol mundial se intensificou. Os resultados apareceram com títulos nas categorias de base e mais revelações nos anos 2000, como Kleberson, Dagoberto, Jadson, Fernandinho, Rafinha e Guilherme Marinato.
Devido a uma mudança nas leis das entidades que comandam o futebol no Brasil, os clubes tiveram que criar uma equipe profissional. Em 2010, o PSTC disputou a primeira competição profissional, a terceira divisão do Campeonato Paranaense. Em 2012, a equipe profissional passou a mandar os jogos em Cornélio Procópio, cidade que fica a 60 quilômetros de Londrina. Em uma década, o clube já se tornou campeão da segunda divisão do Campeonato Paranaense duas vezes.
Na divisão especial do Campeonato Paranaense, o PSTC também fez bonito. Em 2016, chegou até a semifinal. O resultado garantiu a equipe na Copa do Brasil do ano seguinte, quando se classificou para a segunda fase e só foi parada pelo forte time do São Paulo FC. O clube ainda soma participações no Campeonato Brasileiro da Série D (2016 e 2017) e mais duas participações na primeira divisão do Campeonato Paranaense (2017 e 2020). A última temporada em Cornélio Procópio foi 2022.
O foco na formação de jogadores continuou. Até hoje, o PSTC já revelou mais de 200 jogadores para os principais clubes do Brasil e do Mundo. As revelações mais recentes que alcançaram o cenário mundial são o lateral esquerdo Abner, o zagueiro Vitão e o atacante Edigar Junio.
E a história continua…