Na manhã deste domingo (13), o PSTC Sub-17 disputou o primeiro de dois jogos-treinos contra a Seleção Brasileira Sub-16 em Teresópolis (RJ). Em desafio nacional disputado na Granja Comary, a Seleção Brasileira venceu o PSTC, em uma atividade que foi disputada em três tempos de 30 minutos cada, com substituições de atletas ilimitadas.
O técnico do PSTC Sub-17, Lierte Pastre, utilizou a formação principal da equipe no primeiro tempo. A Seleção Brasileira Sub-16 abriu o placar com meio-campista Victor Hugo. Na sequência, o inspirado atacante Adrian César entrou em cena. Ele empatou o jogo e, poucos minutos mais tarde, levou o PSTC para o primeiro intervalo com vantagem no placar.
No segundo tempo, as duas equipes substituíram vários atletas em relação às formações iniciais. A Seleção Brasileira Sub-16 se mostrou mais eficiente após as alterações e marcou quatro gols com o atacante William Gomes, com o meio-campista Bernardo Valim e outras duas vezes com o meio-campista Nicolas.
No terceiro tempo, o PSTC Sub-17 voltou a ter em campo alguns atletas que atuaram na etapa inicial. O desafio ficou mais equilibrado, mas o meio-campista Allex conseguiu marcar mais um gol a favor da Seleção Brasileira Sub-16 para fechar o placar total em 6 a 2.
Observadores técnicos da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o técnico da Seleção Brasileira Sub-20, Ramon Menezes, acompanharam o coordenador das categorias de base da Seleção Brasileira, Branco, que analisou a atividade na Granja Comary.
– O primeiro jogo-treino foi um bom teste e o PSTC tem boas peças. O PSTC sempre foi uma referência de formação no Brasil. Cedeu vários jogadores para a Seleção Brasileira. Foram 14 jogadores do PSTC que frequentaram essa casa aqui, a Granja Comary, ao longo da história. O clube faz um trabalho muito sério que dá resultado – destaca Branco.
Por parte do PSTC, o gerente de futebol Caio Oliveira e o presidente Mario Iramina também acompanharam o jogo-treino entre a equipe sub-17 e a Seleção Brasileira Sub-16.
– Jogar contra a Seleção Brasileira não é um sonho apenas meu. Esse é um sonho também de atletas e comissão técnica. Só temos que elogiar a estrutura que Seleção Brasileira tem na base. Não por acaso, o Brasil tem conquistado títulos importantes, como Jogos Olímpicos. O PSTC é referência na formação de atletas, mas dificilmente teríamos essa abertura se não fosse pelo carinho dos profissionais que hoje atuam por aqui – analisa o presidente Mario Iramina.
FICHA TÉCNICA
Seleção Brasileira Sub-16
Marcelo Souza; Victor Gabriel, Eduardho Keder, João Paulo e João Henrique; Vitor Figueiredo, Luiz Gustavo e João Victor; Felipe Lima, Pedro Henrique e Rayan.
Técnico: Phelipe Lean
Suplentes: César, Vitor Reis, Fellipe Jack, Fábio, Inácio, Wlliam Gomes, Bernardo Valim, Gustavo, Nicolas, Fabiano, Phillipe Gabriel, William Silva, Allex e Lorran.
PSTC Sub-17
Fernando; Kauã, Lucas Cordeiro, Matheus Henrique e Adryan; Adriel, Mateus, Fellipe e Ruan; Adrian César e Alexsandro Faísca.
Técnico: Lierte Pastre
Suplentes: Vinicius, João Vitor, Victor Hugo, Antony, Juan Felix, Gabriel, Marcio Negueba, Murilo e Fernando Asafe.
Primeiro tempo
Seleção Brasileira Sub-16 1 x 2 PSTC Sub-17
Segundo tempo
Seleção Brasileira Sub-16 4 x 0 PSTC Sub-17
Terceiro tempo
Seleção Brasileira Sub-16 1 x 0 PSTC Sub-17
Placar final
Seleção Brasileira Sub-16 6 x 2 PSTC Sub-17
Gols da Seleção Brasileira Sub-16: João Victor, William Gomes, Nicolas (2), Bernardo Vallim e Allex.
Gols do PSTC Sub-17: Adrian César (2)