Nesta quinta-feira, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou que o zagueiro Vitão, atualmente no Shakhtar Donetsk (UCR), foi convocado para a Seleção Brasileira Olímpica. O defensor foi chamado pelo técnico André Jardine para o lugar do lesionado Ibanez. Esta é a primeira vez que o atleta é chamado para a equipe sub-23. Os convocados se apresentam no domingo e na segunda-feira para as disputas de dois amistosos, nos dias 5 e 8 de junho, em preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio.
Vitão tem 21 anos e vem de uma ótima temporada pelo clube ucraniano. Alguns dos pontos de destaque do zagueiro ao longo da temporada 2020/2021 foram a sequência de jogos na equipe titular e as boas atuações contra o Real Madrid (ESP), durante a fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa.
Antes do sucesso como profissional, Vitão foi revelado aqui. Ele foi trazido ao PSTC pela escolinha oficial do clube em Jacarezinho (PR), cidade do atleta. No PSTC, o zagueiro foi capitão da equipe sub-15 e conquistou títulos de competições regionais. O bom desempenho despertou o interesse do Palmeiras (SP), clube pelo qual o defensor conquistou uma Copa do Brasil Sub-20 e um Campeonato Brasileiro Sub-20.
Vitão passou a ser frequentemente chamado para as categorias de base da Seleção Brasileira e logo ganhou o status de capitão. Com a camisa amarelinha, o zagueiro foi campeão do Sul-Americano Sub-15, do Sul-Americano Sub-17 e terceiro colocado na Copa do Mundo Sub-17. Vitão também acumula passagens pela Seleção Sub-20.